Outubro Rosa, mobilizar para prevenir

Outubro Rosa, mobilizar para prevenir

auxiliadoraO Outubro Rosa nasceu em 1997, na Califórnia (Estados Unidos). É um movimento mundial que tem como principal objetivo a conscientização das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Organizado em várias partes do mundo, o Outubro Rosa é lembrado no Brasil com inúmeras atividades, entre elas a realização de exames de prevenção oferecidos gratuitamente às mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mortalidade em decorrência do câncer de mama no Brasil é bastante elevada em razão de a doença ser diagnosticada em estágios avançados.

Para evitar que mais mulheres morram deste mal, devemos organizar uma forte campanha de informação sobre a necessidade de se fazer a mamografia, via exame de raios-X, que permite identificar nódulos cancerígenos o quanto antes para que sejam realizados os procedimentos necessários para um combate eficaz da doença.

Queremos convocar todas as entidades filiadas à Central para que promovam ações de conscientização sobre a importância do exame preventivo. Somente com a mobilização e a participação de todos vamos poder garantir saúde, respeito e dignidade a todas as mulheres.

Maria Auxiliadora,
Presidente do STI Instrumentos Musicais e Brinquedos e
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical

Fonte: Fequimfar