Químicos da Força renovam Convenção de Segurança no Trabalho

Químicos da Força renovam Convenção de Segurança no Trabalho

Líderes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados assinaram a renovação da Convenção Coletiva Unificada de Segurança em Máquinas Injetoras e Sopradoras de Plástico. A cada ano, a Convenção é renovada, sendo atualizada de acordo com as deliberações feitas em reuniões e discussões da Comissão Permanente de Negociação – CPN do Plástico.

“Esta convenção é uma conquista histórica da FEQUIMFAR para os trabalhadores químicos do setor plástico. Com a sua renovação ele continuará a contribuir com a redução dos números de acidentes nos segmentos industriais do plástico, setor que, por muito tempo, foi responsável por uma série de danos aos trabalhadores e trabalhadoras envolvidos com a operação dessas máquinas”, afirma Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical.

“É de fundamental importância renovar esta convenção que traz proteções e dispositivos de segurança para as máquinas, bem como estimulam treinamentos para formação de multiplicadores, e parte do consenso entre as bancadas dos trabalhadores e empregadores em preservar a vida e a integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras no ambiente de trabalho. Desde quando passou a existir, essas convenções já reduziram 95% dos acidentes de trabalho com mortes e sequelas”, destaca João Scaboli, coordenador do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR.

20 anos da Convenção Coletiva para Operadores de Máquinas Injetoras
Em 2015, a Convenção Coletiva para Operadores de Máquinas Injetoras de Plástico comemora 20 anos. Até início da década de 1990, acidentes de trabalho vitimavam milhares de trabalhadores no setor plástico. Em 1995, com o objetivo de garantir aos operadores e demais empregados envolvidos na operação e manutenção de máquinas Injetoras a segurança no desempenho de suas atividades, a FEQUIMFAR, Sindicatos filiados e representantes patronais deliberaram uma convenção que garantiu várias conquistas aos trabalhadores.

 

Fonte: Fequimfar