1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Dia Aids

O Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR apoia e participa da Campanha 1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Apoia e faz sua parte na luta contra o HIV/AIDS!

Realizada desde 1994, a Campanha Projeto Verão Sem AIDS – Valorizando a Vida é uma iniciativa idealizada por João Donizeti Scaboli, com os objetivos de alcançar zero contágio e zero discriminação no mundo do trabalho. A campanha divulga amplamente a “Recomendação 200 sobre pessoas que vivem com HIV/AIDS e o mundo do Trabalho” da Organização Internacional do Trabalho OIT.

No próximo ano, serão trabalhados alguns importantes pontos, como:

– a divulgação da “Recomendação 200 sobre pessoas que vivem com HIV/AIDS e o mundo do Trabalho”;

– o incentivo para a testagem voluntária divulgando o Fique Sabendo #tireopesodaduvida como forma de rápido início do tratamento;

– divulgação do PEP: “o PEP Profilaxia Pós-Exposição. É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento do HIV/Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica. Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.”

– contribuir para que a meta de acabar com a AIDS em 2030 estabelecida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) seja atingida e divulgar a estratégia de “Aceleração da Resposta 90-90-90”, que pretende garantir que até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; 90% destas pessoas estejam em tratamento; e que 90% delas tenham a carga viral indetectável.

“No dia 23 de janeiro de 2016 ocorrerá a 21ª edição da Campanha Projeto Verão Sem AIDS – Valorizando a Vida. Acreditamos que o movimento sindical tem papel fundamental para que o contágio seja reduzido e em um futuro próximo eliminado e que, através do aprendizado promovido na luta contra ao HIV/AIDS, todos possam trabalhar e viver, livres de preconceito e discriminação de qualquer natureza”, declara João Scaboli.

Mais informações sobre o PEP em: http://www3.crt.saude.sp.gov.br/profilaxia/hotsite/

Fonte: Fequimfar