Pelo fim da violência contra a mulher

Pelo fim da violência contra a mulher

Ontem, dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos divulgou que a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) registrou 4,7 milhões atendimentos nos últimos dez anos.

Dentre as ligações com relatos de violência, 49,82% corresponderam a casos de violência física; 30,40% de violência psicológica; 7,33% de violência moral; 2,19% de violência patrimonial; 4,86% de violência sexual; 4,87% de cárcere privado; e 0,53% de tráfico de pessoas.

O ministério destacou o aumento de 300,39% nos casos de cárcere privado, com média de dez registros por dia. Os registros de estupros também aumentaram em 165,27%. De acordo com o Ligue 180, a média foi de um estupro a cada 3 horas.

A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados, por meio do departamento da mulher da Federação dos Químicos, estão mobilizados para divulgar a campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo, que reforçam a luta contra as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

“A luta, atualmente, não consiste somente na conquista de direitos, mas na possibilidade de exercê-los. Com o objetivo de divulgar a campanha e sensibilizar a sociedade e os governos para que possamos erradicar toda forma de violência contra as mulheres, convocamos os trabalhadores e as trabalhadoras a se unirem neste movimento. Fim da Violência contra as Mulheres: esta luta é nossa!”

Laura de Fátima Pereira Santos,
coordenadora do departamento da mulher da FEQUIMFAR

Fonte: Fequimfar